PARÓQUIA SANTA TEREZA D’ÁVILA

História paróquia

O Início

Não tem como falar da Paróquia Santa Tereza D’Ávila sem voltarmos um pouco no tempo e nos remetermos aos primórdios do então povoado de Santa Tereza. Capitaneados pelo pioneiro Eduardo Agostini, o grupo de moradores do pequeno vilarejo de Santa Tereza decidiu promover uma festa com intuito de angariar recursos para construir uma pequenina igreja. E assim se fez! Em 1945 foi erguido o primeiro templo de que se tem história, não passava de 35m².

Essa pequena comunidade era atendida por um Padre de Foz do Iguaçu, cerca de uma vez por ano, quando ele, de passagem, ia até Cascavel.

(Foto Livro Pg 89)

Mais tarde, com o desenvolvimento da região, padres de Cascavel começaram a fazer as visitas à pequena capela, mas também esporadicamente. O povo ficava muito tempo sem missa. Os batizados e casamentos eram realizados em Cascavel.

(Foto Livro Pg 90)

A Igreja de Madeira

Por volta de 1961, na criação do Loteamento Cidade e Chácaras Santa Tereza, o proprietário, Senhor Moisés Vargas, fez a doação de um terreno para a construção de uma nova igreja.

(Foto Pg 92 e Pg 147)

E com a aprovação das autoridades eclesiásticas e incentivados pelo ciclo madeireiro da época, angariou-se fundos necessários e construiu-se uma nova igreja, toda em madeira beneficiada, mais confortável para receber os fiéis da comunidade católica.

(Foto Pg 93)

A nova igreja foi construída, mas ainda assim os atendimentos pelos padres eram escassos e sacramentos como batizados e casamentos, quando não coincidisse com a visita do padre, ainda tinham que ser realizados em Cascavel. Até o dia que um grupo de moradores foi até o Bispo Dom Armando Círio, na época Diocese de Toledo, solicitar um padre para a Comunidade de Santa Tereza.

História paróquia
História paróquia

A Criação da Paróquia

No ano de 1972, Dom Armando Círio não apenas atendeu ao pedido da comunidade, como foi mais longe. Elevou a capela à categoria de paróquia, desmembrando-a das paróquias Santo Antônio, de Cascavel, e Cristo Rei, de Toledo.

O anúncio da elevação foi feito pelo Padre André, Vigário da Paróquia Santo Antônio. Informou que Santa Tereza receberia padres da Congregação Passionistas, oriundos da Itália. Para preparar a estrutura da nova paróquia, foi designado o Padre Santo Pelizzer que constituiu uma comissão para dar os andamentos necessários. Conforme lembranças do pioneiro Francisco Assis Weiber - Chiquito, faziam parte desta comissão os senhores José Jalmar Vargas, Osmar Ranghetti, Valmor Lemanski, Abílio Redivo, dentre outros que num tempo recorde, viabilizaram a construção de uma ampla casa de madeira para abrigar os padres que viriam assumir a paróquia.

A Chegada dos Passionistas

Em novembro de 1972, os Passionistas chegaram. Vindos da Itália, ficaram algum tempo na Diocese de Toledo para se adaptar com nossa língua e costumes. Ainda conforme relato de Chiquito chegaram a Santa Tereza os Padres Antônio Bonfiglio, Francisco Appe, Salvador Alfredo Rena e Matheus Kolucci; Foram recebidos pelos fiéis em festa na entrada da cidade e no mesmo dia, celebraram a primeira missa na paróquia.

Aqui ficaram Padre Alfredo e Padre Matheus, os outros dois estiveram apenas de passagem e seguiram para Santa Helena.

(Foto Pg 188)

História paróquia
História paróquia

Padre Carmelo

Em janeiro de 1973, foi designado para Santa Tereza o Padre Antônio Carmelo Perrone, também da Itália. No dia 24 de fevereiro, ele assumiu como vigário da Paróquia Santa Tereza tendo como auxiliar o Padre Matheus Kolucci.

(Foto Padre Carmelo Pg 189)

Assim que assumiu, Padre Carmelo reuniu a comissão e expôs o desejo de construir uma nova igreja e já trataram também da construção de um Salão Paroquial. Em pouco tempo o salão estava construído para a realização das festas da comunidade.

No campo espiritual Carmelo instituiu a catequese na paróquia e fomentou a participação dos leigos nos trabalhos religiosos, incentivando os raros movimentos de jovens e adultos da época.

Decorrer da Obra

E assim se fez. Com muita luta em busca de recursos para a construção oriundos das tradicionais festas, doações em dinheiro, campanhas da soja, bingos, leilões, concurso de boneca viva, rainha da soja e outros, o novo templo era erguido.

  • 30 de março de 1980 - Realizou-se uma reunião solene de despedida do Provincial Pe. Roberto Platino e convidou-se os presentes a fazerem ofertas em dinheiro em prol da construção, levantou-se 346 mil cruzeiros e o Provincial Passionista ainda doou 3 mil dólares para a obra. Iniciou-se também a campanha da soja.
  • 18 de maio de 1980 - Festa em Ação de Graças pela colheita e escolha da Rainha da Soja.
  • 26 de outubro de 1980 - Festa de Santa Teresa. Padre Carmelo doou um veículo Brasília, de seu uso, para ser rifado em prol das obras da nova igreja.
História paróquia
História paróquia

A Última Missa na Igreja de Madeira

Depois de muitas reuniões, estudos e projetos, chegou-se à conclusão de que não haveria espaço para a construção da nova igreja sem que fosse demolida a antiga. Em 18 de novembro de 1979 foi celebrada a última missa naquela estrutura. As missas seguintes passaram a ser realizadas no salão paroquial até que a nova igreja estivesse pronta.

(Foto Missa no Salão)

Início da Nova Construção

Em 20 de janeiro de 1980 foi realizada a inauguração e bênção do estaqueamento da nova igreja e também a “Festa do Chopp” com a finalidade de angariar recursos para a nova obra.

(Foto Terreno Pg 190)

História paróquia
História paróquia

Datas Relevantes da Obra

  • 30 de março de 1980 - Reunião solene de despedida do Provincial Pe. Roberto Platino. Foram levantados 346 mil cruzeiros e 3 mil dólares.
  • 18 de maio de 1980 - Festa em Ação de Graças pela colheita e escolha da Rainha da Soja.
  • 26 de outubro de 1980 - Festa de Santa Teresa. Padre Carmelo doou um veículo para rifar, arrecadando 500 mil cruzeiros.

Fato curioso: As madeireiras da cidade ficaram responsáveis pelas seguintes atividades:

  • Madeireira Balarotti - Churrasco e Bingo
  • Madeireira Lapacho - Arrumação
  • Madeireira Veroneze e Mello - Cozinha
  • Madeireira Soncela - Fiscalização da festa
  • Madeireira Bombonato - Bar

Inauguração da Nova Igreja

  • 25 de janeiro de 1981 - Realização da primeira missa e inauguração parcial do novo templo com leilão da Chave da Igreja e comemoração dos 25 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Carmelo.
  • 27 de janeiro de 1981 - Início da construção da Torre da Igreja.
  • 23 de maio de 1982 - Inauguração da Torre e Sino da Igreja. Os padrinhos, possivelmente estrangeiros, não foram especificados em ata.
  • Final de 1982 / Início de 1983 - Inauguração completa da igreja e da casa paroquial.
  • 17 de fevereiro de 1983 - Implantação do dízimo e taxas.
História paróquia
História paróquia

Despedida de Padre Carmelo

Em fevereiro de 1989, Padre Carmelo Perrone deixou a comunidade de Santa Tereza para assumir a Paróquia São Pedro de Cascavel. Ele foi fundamental nos avanços da comunidade, tanto no desenvolvimento material quanto espiritual. Padre Mario Capodiferro, que já atuava como auxiliar de Padre Carmelo, assumiu como responsável pela Paróquia Santa Tereza.

  • 6 de agosto de 1989 - Inauguração da Praça da Igreja.
  • 8 de abril de 1990 - Padre Mario Capodiferro assumiu como Vigário da Paróquia Santa Tereza, ficando até o início de 1991.

Novamente a Paróquia Sem Padre

Após a saída repentina do Vigário Paroquial, a comunidade de Santa Tereza ficou sem padre por um período. Em pouco tempo, passaram pela comunidade os Padres Santo Pelizzer, Helio Dalmagro, Paulo Pikazevicz e Sabá.

  • 6 de fevereiro de 1996 - Giuseppe Gagliardi, conhecido como Padre Zezinho, da Congregação Passionista, assumiu como Vigário da Paróquia Santa Tereza.
História paróquia